segunda-feira, 22 de junho de 2009

O verdadeiro Significado de Estudar


Correria, falta de tempo, cobrança e fadiga. Estas são as conseqüências mais comuns na vida de um jovem universitário ativo. Mas então você deve se perguntar: Qual o motivo compensador de se dedicar a um estudo? Será que realmente existe um lado bom?

Bom, então vamos lá. Estudar aquilo que se gosta não é apenas receber um diploma ou entregar um simples TCC (trabalho de conclusão de curso) no último ano da universidade.
Estudar é ser interessado, estar disposto e disponível a aprender sobre assuntos novos e atualizados. Estar disposto e disponível requer renuncia, é abrir mão do pouco tempo de descanso para aprimorar a leitura (lendo livros, pois neles estão o verdadeiro conteúdo intelectual e sadio), terminar um trabalho de páginas e páginas de uma disciplina complexa.

Estudar é mergulhar na historia, se transportar para uma época diferente, de cultura diferenciada. Estudar também é viver as emoções de décadas passadas, é revoltar-se contra a ditadura e aplaudir os momentos de paz no continente. Estudar significa ser impulsionado pela curiosidade de conhecimento e dar o valor necessário a cada centavo que lhe é investido.

Depois de passar por todos estes estágios da vida estudantil, quando já estiver maduro e experiente, verás que estará em um emprego bom e com uma vida estabilizada, pois no mundo do século XXI, o mundo do consumismo desenfreado, precisa de seres capacitados, qualificados e de uma inteligência sem igual. Isto tudo é proporcionado nestas fases do estudo.Erra-se muito ao banalizar o conhecimento, pois estudar ao pé da letra significa aprofundar-se em todos os aspectos, etnias e origens.


Paulo Medina

Um comentário: