quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

7 respostas para ampliar o seu conhecimento sobre o Ômega 3 e seus efeitos



A alimentação correta tornou-se uma grande fonte de energia e saúde na vida dos seres humanos. Entretanto, mesmo nos dias de hoje os que se alimentam saudavelmente são minoria. Então, entenda o funcionamento dos alimentos que contêm o nutriente Ômega 3 no organismo humano, com a técnica em Nutrição Amanda Íris de Paula.

P: A soberania intelectual dos japoneses se deve principalmente ao consumo excessivo do ácido graxo Omega 3?
A: Podemos dizer que ajuda, e muito. A culinária japonesa é muito rica em Ômega 3, que é um tipo específico de gordura encontrada mais freqüentemente nos peixes. O Ômega 3 é essencial para o desenvolvimento das funções cerebrais.

P: Em quais peixes há maior concentração do nutriente?
A: Há uma concentração maior na cavala, no arenque, na sardinha, no salmão, no atum e no bacalhau.

P: Existe alguma interferência de efeito e qualidade no peixe cru ou no frito, pelo fato de o Ômega 3 favorecer o nascimento de neurônios e proteger os já existentes?
A: Não se deve fritar o peixe, pois esse processo destrói suas propriedades. Ele deve ser cozido, assado ou grelhado para manter o Ômega 3.

P: O Ômega 3 impulsiona o cérebro humano a trabalhar mais. Esse fator se deve exclusivamente ao ato da absorção do nutriente?
A: O Ômega 3 é conhecido por ser um componente fundamental da membrana externa das células cerebrais. É através dessa membrana que todos os sinais nervosos fluem. A presença do Ômega 3 cria um ambiente ideal para a troca rápida de “mensagens” entre as células do nosso cérebro. E, se o cérebro pára de receber Ômega 3, ele procura se adaptar a essa deficiência e, como conseqüência, acabará ficando preguiçoso e as respostas passam a ser mais lentas.

P: Quais benefícios esse nutriente pode trazer para o organismo de quem o consome?
A: O nutriente traz alta capacidade de concentração, boa memória, muita motivação, habilidades motoras ágeis, alta velocidade de reação e a consistente neutralização do estresse.

P: É realmente verdade que o Ômega 3 diminui os riscos de doenças cardiovasculares, reduz o nível do colesterol e prolonga a juventude?
A: Sim, ele previne o entupimento dos vasos sanguíneos, reduz os níveis de colesterol, as triglicérides, a pressão arterial e contribui na diminuição dos riscos de desenvolvimento de doenças como as diabetes, acidentes vasculares cerebrais (AVC), artrite reumatóide, asma e alguns tipos de câncer.

P: Em quais verduras, frutas e cereais pode-se encontrar o nutriente, e em quais alimentos ele possui uma durabilidade maior?
A: O nutriente é encontrado e possui maior eficácia nas sementes de linhaça, castanhas, nozes, óleos vegetais como o azeite, óleo de soja, óleo de canola e em vegetais de folhas verdes escuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário