quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR CORRETAMENTE DA PELE


O médico especialista em Dermatologia Dr. Antonio Sérgio Gazal, da cidade de Santa Bárbara d’Oeste, indicou alguns procedimentos para o tratamento correto da pele.
Os cuidados devem começar com as “proteções de barreiras”, o que inclui utilizar acessórios como guarda-sol, roupas, chapéus, bonés e óculos escuros. É válido saber que quanto mais clara a pele, maior tem de ser o grau de proteção.
Para Gazal, os horários mais adequados para a exposição solar são aqueles em que o sol está na diagonal, ou seja, quando há maior quantidade de ozônio entre a estrela e o ser humano, pois a camada absorve raios que prejudicam a pele. Estes horários mais adequados são do início da manhã até as 9 horas e no final da tarde, a partir das 17h30.
Pesquisas apontam que o ser humano precisa de pouca insolação: apenas duas horas por semana seriam suficientes. Segundo Gazal, as pessoas que não se previnem do excesso de sol correm riscos de sofrerem danos, independentemente do horários de exposição.
Para o especialista, o filtro solar é uma evolução da proteção da pele, fazendo parte do rol das substâncias que podem prolongar a vida por mais tempo. E orienta: “As pessoas que ficam na cidade devem utilizar o filtro solar duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra na hora do almoço”. E, para aqueles que se dirigirem às praias, clubes, chácaras e cachoeiras, o ideal é passar uma vez a cada duas horas. “Se entrar no mar, na piscina ou na cachoeira, repasse o filtro solar logo em seguida”.
O acúmulo do efeito do sol na pele é o responsável pelas rugas, manchas e cânceres de pele na velhice.“É preciso preservar a pele para que se tenha uma velhice saudável”, afirma o médico.
Em relação ao câncer de pele, o médico aconselha a estar atento durante todo o ano, não somente nas estações mais quentes. Para as pessoas que possuem a doença, o procedimento mais correto do tratamento ainda é a cirurgia.
A oleosidade natural da pele traz alguns benefícios. Ela esconde as rugas, protege a pele contra traumas, frio, calor e, além da hidratação, ela é uma lubrificação para o corpo, pois há fusão da água e óleo. Esta oleosidade resulta na melhor aparência da pele.
Já as pessoas com baixa oleosidade sofrem ressecamentos e rachaduras e sentem mais facilmente as dores e queimações.
“Sou contra o bronzeamento artificial. Esse tipo de ’tratamento’ está nas mãos de pessoas desqualificadas e desorientadas para a função. Esse procedimento acarreta em futuras manchas, atrofias, rugas e cânceres”, alerta o profissional.
E Gazal finaliza: “A falta de conhecimento é o maior maltrato das pessoas com a própria pele. Se não souber o que está acontecendo, certamente não conseguirá se proteger. Então, ao aparecer quaisquer marcas na pele, como manchas ou escoriações, procure um dermatologista”.

Um comentário:

  1. UAHUAUHAUAUAUUAUHUAHUHUAAHAHUAHHAU e dunga em
    não me faça cagada so isso que noós pedimos,
    boa observação Paulo e nois

    ResponderExcluir