segunda-feira, 27 de julho de 2009

José Sarney de Araújo Costa


O homem tão elogiado pelo presidente Lula é o principal acusado do escândalo dos atos secretos envolvendo o Senado brasileiro

São inúmeras as idéias que tive para publicar o titulo desta reportagem, que poderiam ser “Crise no Senado”, “Corrupção no Senado”, “Fraudando o povo brasileiro”, “Atos secretos foram feitos para o total beneficio da família Sarney”. Enfim, seriam incalculáveis quantos títulos poderiam ser escolhidos, mas preferi este pois gostaria de detalhar um pouco sobre toda a trajetória deste homem na vida política brasileira.

José Sarney nasceu em Pinheiro (Maranhão) dia 24 de abril de 1930. Cursou o colégio Marista e o Liceu Maranhense. Em 1953 formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e estudou na academia brasileira de letras também no Maranhão.

Na década de 50, Sarney iniciou sua carreira política, sendo eleito deputado federal em 1955 e até hoje é o parlamentar mais antigo do Congresso Nacional. Também se elegeu governador e senador do Maranhão nas décadas de 60 e 70. E pouco tempo depois conquistou (através do falecimento de Tancredo Neves em 1985, Sarney era o seu sucessor direto) o principal cargo dentro da política, o de Presidente da Republica.

Quando presidente José Sarney também havia sido acusado de participar de irregularidades com concorrências publicas e superfaturamento. Mas as investigações não procederam. Ainda em seu governo, Sarney teve de administrar o plano cruzado – que tinha o efeito de conter os preços e aumentar o poder aquisitivo da população. Os consumidores da época fiscalizavam os preços dos produtos no comercio, e qualquer irregularidade seria denunciada pelos mesmos.

Juntamente com a maratória e os planos econômicos, Sarney teve a iniciativa de criar o Plano Cruzado II. Resultado, no final dos anos 80 o Brasil estava em meio a uma crise infracionária sem fim.

Com o final do seu mandato presidencial, Sarney fora substituído por Fernando Collor de Melo, onde foi eleito pelas eleições diretas após o longo período da ditadura militar. Após o acontecido, José Sarney candidatou-se a Senador Federal no estado do Amapá e venceu as eleições.

E quanto ao Senado, José Sarney fora eleito três vezes a presidência do Senado Federal, onde atua até os dias de hoje.

Atuais Escândalos Comprometem a Continuidade De Sarney no Cargo da Presidência

O presidente do Senado Federal José Sarney é acusado por cometer nepotismo, pois gravações de conversas telefônicas entre o filho Fernado Sarney e o pai José Sarney foram captados pela policia federal (com autorização judicial) tendo em principal assunto a inclusão de um namorado de sua neta no Senado. A conversa cita a participação do diretor-geral do Senado Agaciel Maia (hoje afastado), autorizando a contratação do rapaz para trabalhar no Senado.

Outra suspeita diz respeito ao neto de José Sarney, José Adriano Cordeiro Sarney, por José Sarney ter contratado os serviços da empresa que o neto trabalho para beneficiar mais um da família.

Sarney também emprestou seu apartamento de Brasília, ao ex-senador Bello Praga, afirmando que o ajudou com o dinheiro publico.

Sarney esta sendo acusado por receber auxilio moradia de 3.800. O fato é que Sarney já possui casa própria em Brasília e tem a disposição a casa oficial do Senado.

O presidente do Senado também indicou José Carlos Zoghbi ( hoje afastado, pois também foi responsabilizado pelos atos secretos) para Diretoria de Recursos Humanos e o manteve no cargo em seus mandatos.

Fernando Sarney também é acusado por lavagem de dinheiro, falsificação de documentos para favorecer empresas em contratos com estatais e formação de quadrilha.

E Sarney, é proprietário de um terreno localizado no Maranhão, onde teria mais de um dono, mais de uma escritura, tendo assim possíveis “proprietários”. A briga não é pelo terreno em si, e sim pelas reservas de gás natural e exploração de petróleo que podem existir ao redor do território. E o proprietário do terreno terá direito a boa parte do lucro que resultariam estes petróleos.

Brasil, esta é a sua situação política atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário