domingo, 8 de março de 2009

Um fenômeno de superação


Trata-se de uma celebridade. Significa a plena repercussão do que se faz. A mídia sempre em cima, juntamente com seus paparazzos. Últimamente, assim tem sido a vida do Fenômeno Ronaldo.

De fato, o comportamento de Ronaldo nos últimos anos tem chamado a atenção de fãs e dos amigos boleiros do Fenômeno, como os técnicos, jogadores e médicos dos principais clubes brasileiros. Há quem compare a história de Ronaldo, com o ínicio da história dramática de Mané Garrincha ( o que é um exagero).

Nascido no Rio de Janeiro, o atleta iniciou sua carreira no Flamengo ( pois jogara quando adolescente). Logo depois, o garoto foi para o Cruzeiro de Minas Gerais, onde fez história, jogara sempre bem. Realizara belas exibições dentro de campo e fazia gols de craque, com apenas 19 anos.

Sempre esforçado, Ronaldo trabalhava forte para um dia realizar o sonho de chegar a seleção brasileira. E este sonho, quando ainda vestia a camisa cruzeirense, fora concretizado. O atleta fora convocado para disputar a Copa Do Mundo nos Estados Unidos da América em 1994.

Depois disso consolidou-se no futebol mundial. O jogador fez sucesso nos principais clubes da Europa, como: PSV da Holanda, Barcelona, Real Madrid, Inter de Milão e Milan.

Na inter, Ronaldo teve uma séria lesão no joelho, e com garra, força de vontade e ajuda de Filé (médico fisioterapeuta), se recuperou e brilhou na conquista da copa do mundo de 2002.

Todo brasileiro se lembra da campanha irrepreensível pela Seleção Canarinho. Era um nove legítimo. Um artilheiro que encantou o mundo com gols, pedaladas e dribles desconcertantes. Não foi átoa que Ronaldo é o " Artilheiro das Copas".
Na Itália, quando atuava pelo Milan, o fenômeno teve sérias lesões. Isso, foi de extrema importância para sua saída do clube.

Aí veio os envolvimentos de Ronaldo extra campos. Escandalos, noitadas e mulheres fizeram parte de alguns momentos da vida do Craque.

Em 2008, Ronaldo estava em período de recuperação e queria voltar a jogar por um clube brasileiro. A vontade do atleta era o Flamengo, mas Ronaldo não fazia parte dos planos da diretoria para a temporada 2008.

Então surgiu o interesse do Corinthians, ele aceitou com motivação o convite, e entrou em acordo com o clube paulista.

Nas primeiras entrevistas coletivas, já residindo em São Paulo, Ronaldo demonstrou paixão pelo esporte: "Eu não me importo de jogar nos campos do interior, pois não é só aqui, na Europa também existem muitos campos ruins, e eu jogava bola na rua descalço quando era criança".

Um longo processo intensivo de recuperação física o atacante enfrentou. Alimentação balanceada e a rotina de jogador começava a estar de volta a vida do craque.

Pois então, veio a tão esperada estreia. Contra o Itumbiara de Goias, Ronaldo entrou e jogou pouco mais de 20 minutos.

Ele não está ainda no auge de sua preparação física e técnica, mas o Brasil contempla um Ronaldo esforçado e dedicado em voltar a jogar o bom futebol.

Isso é fome. Uma pessoa que ja conseguiu a tão buscada independência financeira, voltar a trabalhar pesado, com intensos treinamentos de dia e de noite. Boa sorte Fenômeno. Esta nação deve muito a você, pelas conquistas de copas e campeonatos, por levar o nome do Brasil tão longe e tão alto nos pódios que você conquistou.

Paulo Medina

Nenhum comentário:

Postar um comentário