terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Uma História de Sucessos



A banda Capital Inicial surgiu na capital Brasília, no ano de 1982, a base de muita autenticidade e rock i'n roll. Desde o príncipio os primeiros integrantes da banda já mostraram personalidade e estilo, pois, esse grupo, havia sido preso em maio de 1983, por usarem pulseiras de taxas e alfinetes ( acessórios das mais diversas bandas de Punk rock) com a alegação da polícia por serem armas em potenciais.

Os primeiros integrantes foram Fê Lemos, baterista, Flávio Lemos, contra-baixista, ambos ex- integrantes do extinto aborto elétrico. Em 1983, Dinho Ouro Preto, fez um "estágio" de contra-baixista da banda e acabou permanecendo.

Em julho do mesmo ano, realizaram os primeiros shows de maior expressão. Em Brasilia, em São Paulo no SESC Pompéia e no Rio de Janeiro, no Circo Voador.

Os anos 80 sim, foi um divisor de aguás para a progressão da banda, pois as várias turnês e shows pelo Brasil já faziam parte de uma das principais bandas de rock do momento. Como todo grupo de sucesso precisa de um ponta pé inicial para deslanchar de vez, no final de 1984, fechou-se um contrato fonográfico com a CBS, hoje Sony e vieram para São Paulo.

Daí em diante o ritmo dos jovens rockeiros tomou conta das mais variadas faixas etárias. A banda Capital Inicial,no final de 1986, através da gravadora Polygram, recebeu a maior premiação de sua história: o disco de ouro que veio através da música "Leve Desespero" e de outras que foram censuradas em épocas de regime militar, como : "Veraneio Vascaína", "Fátima" e "Música Urbana".

Novos discos vieram, novos sucessos, a criação do disco "Independência" e a integração do tecladista Bozzo Barretti. Mas, também, vieram as divergências. Bozzo e Dinho abandonaram a banda, especialmente Dinho, que seguiu carreira solo, mas logo em seguida retornou para onde lhe rendeu o maior sucesso.

O Capital Inicial, nunca parou, mesmo em tempos de baixa do rock brasileiro. Fora sustentado por seus fanáticos fãs e continuaram a progredir musicalmente em seus novos discos no final da era dos anos 90. Como o disco "Rosas e Vinho Tinto", destacando-se com o hit "A Sua Maneira". O disco mais recente da banda é o "Eu Nunca Disse Adeus".

É impossível falar de "Capital Inicial" e não citar o seu hit de maior sucesso: "Primeiros erros". Regravado por vários nomes consagrados da música brasileira, "Primeiros Erros" foi composto por Kiko Zambianchi e dado de presente à banda que arrastou multidões.

O vocalista Dinho Ouro Preto, sempre foi o carismático da banda. Dono de belas composições, conta que se entregou de vez à música após ver Renato Russo (Legião Urbana), tocando violão em um barzinho mesmo com algumas cordas arrebentadas e os dedos das mãos todos ensanguentados. Dinho tem o dom de transmitir e fazer ser percebida toda aquela emoção do Rock para o público, e de admitir todo o orgulho de ser rockeiro brasileiro.

É interessante observar, contemplar o estilo dos meninos Dinho Ouro Preto, Fê Lemos, Flávio Lemos, Yves Passarel, que a cada ano que passa vão conquistando mais fãs em todo o mundo.

Nós, como brasileiros, devemos sempre incentivar bandas que nos trazem o bom rock, a boa música.

Paulo Medina

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. fico da hora mlk
    ta de parabens
    tem td pa vira um jornalista
    td de bom pra ti
    q vc consiga realizar suas metas

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Belo texto! Bela história!
    Não é à toa que até hoje eles fazem um sucesso danado com músicas compostas em 1900 e guaraná de rolha!
    Adoro Capital, agora, com vc, mais ainda!

    Beijo lindo, te amo!

    ResponderExcluir