sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Carnaval português - Uma velha tradição e uma realidade diferente


Quando cheguei em Portugal, muita gente logo me perguntava: "Como é o carnaval aí? Tem carnaval por aí?". Oras, o carnaval praticamente foi levado ao Brasil por Portugal. Logicamente, aqui tem carnaval sim. Mas não é como no Brasil, que ganhou padrões e distinções diferentes, embora a tradição antiga ainda seja mantida.

Bom, vamos as características e diferenças. No Brasil, o padrão são as festas de blocos carnavalescos durante a noite e alguns desfiles Brasil a fora. Aqui, na Terrinha, o carnaval é festejado durante o dia, com velhas marchinhas e cantigas antigas. O Frevo é muito utilizado, assim como enormes bonecos, conhecidos como bonecos de Olinda, em Pernambuco.

Outra diferença consideravel é o método como fazem os desfiles dos blocos antigos. São velhas fantasias de personagens historicos, onde a cidade toda pára pra acompanhar e festejar muito. A tarde é animada. Já no Brasil, as camisas dos blocos são os efeitos, o som é tudo ao modo moderno, dos carros altamente equipados e tudo regado de muita bebida.

Do mais, as mesmas tradições antigas no Brasil você encontra por aqui. As danças, os costumes e as brincadeiras. Tudo regado de bom humor e muita paz entre as pessoas. Recomendo, para você amante do Carnaval: Visite Loulé em tempos de Carnaval. Não vai se arrepender.

p.S: Sou Zé Guilherme, amigo de Paulo, dono deste honrado blog. Se acostumem, vão aprender um pouco sobre Portugal, suas culturas e tradições, além do futebol é claro. Esse foi só o cartão de visitas, espero que gostem (:

Um comentário:

  1. Belo cartão de visitas Zé. Repetindo, este blog ganhará muito com noticias de uma cultura europeia.
    boa matéria. abraço
    Medina

    ResponderExcluir